1987 – Novo Hamburgo

Ano: 1987

Cidade: Novo Hamburgo

Data: 10 e 11 de outubro de 1987

Encontro: VI Encontro

O encontro de 1987, portanto, marcou o início de uma nova fase, durando 2 dias e contando com um maior número de descendentes dos imigrantes Astolfi e Dall’Acqua.

O programa, organizado e levado a efeito por familiares, compreendeu atividades diversificadas. No sábado encontro dos participantes no campo de esportes da Escola Fundação Evangélica de Novo Hamburgo, para o jogo de futebol entre solteiros e casados (brilhantemente vencido pelo time dos casados). Após o jogo, no mesmo local, uma merenda de confraternização, oferecida pelas mamães das famílias.

Para comemorar a vitória e o encontro, os jovens solteiros e solteiras, mais alguns casais animados reuniram-se para uma rodada de Chopp em um bar da cidade, rumando a seguir para a casa de Juca Bier, noivo de Márcia Astolfi, para um churrasco, do qual foi assador o primo Ângelo Dall’Acqua, de Curitiba – PR.

Domingo no salão de festas da Associação dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo, começaram a reunir-se os parentes Astolfi-Dall’Acqua para a missa e o almoço de confraternização. Novos encontros, apresentações, abraços, euforia total. Tito Camerini e Bruno Astolfi faziam a cobrança da taxa, vendiam a revista comemorativa e distribuíam os crachás de identificação. A missa em ação de graças foi oficiada pelo padre Ênio castro da Paz. As orações e os cantos foram conduzidos pelas primas Odila Astolfi Sgarbozza e Lourdes Astolfi Vivan, respectivamente de Lagoa Vermelha e São Marcos.

No mesmo local, realizou-se uma exposição de trabalhos manuais e artesanato realizados por familiares. Chamou especial atenção às peças bordadas por Marcelina Chiamulera, esposa de Silvino Astolfi, para o seu enxoval, que já conta meio século.
Algumas das obras expostas foram sorteadas após o almoço, bem como os arranjos de flores que ornamentavam o salão, executados por Mirian Lerner Astolfi.

Finda a missa, teve início o almoço de confraternização, participando mais de 120 pessoas. Após a sobremesa, velhas canções italianas foram relembradas e cantadas ao som da gaita de Silvino Astolfi, de Xanxerê, SC.
A festa prolongou-se até o findar da tarde, quando os parentes visitantes se despediram, prometendo sua presença no próximo ano.

À noite, reuniram-se em casa de Elsa Astolfi-Antônio Braga, irmãos, cunhados, sobrinhos, descendentes de José Astolfi-Itália Dall’Acqua em um encontro informal que se caracterizou por uma alegria espontânea e fraterna. Renato e Bruno Astolfi animaram a noite com seu inesgotável repertório de canções e piadas. As danças também tiveram o seu momento. Foi à maneira mais perfeita de encerrar o nosso VI Encontro.

Veja abaixo as fotos deste encontro: