2011 – Guaporé

Ano: 2011

Cidade: Guaporé

Data: 05 e 06 de novembro de 2011

Encontro: IXX Encontro

Como decorreu a festa

Os participantes foram recepcionados, na manhã de sábado, no saguão do Hotel Topo Gigio, que se encheu de vozes, de abraços, de risos e de muita alegria. O chimarrão corria de mão em mão na mais pura expressão de cordialidade e boas-vindas. Foram distribuídos os crachás de identificação, os cartões para o almoço e jantar, juntamente com a revista comemorativa, tarefa a cargo de Eda e Bruno Astolfi e Neuza Astolfi.

A seguir, parte dos presentes dirigiu-se ao cemitério Municipal para uma visita ao jazigo, onde repousam ancestrais de ambas as famílias, falecidos em Guaporé. Durante o dia e a manhã de domingo, os convidados puderam apreciar a exposição de fotos, especialmente organizada para esse encontro, na Casa da Cultura de Guaporé.

A exposição

A exposição foi organizada especialmente para o Encontro, cujo tema Noivas e Enxovais teve como objetivos ilustrar a matéria publicada na revista comemorativa sobre casamentos na colônia italiana de Guaporé, e mostrar, ao mesmo tempo, fotos antigas de mais de meio século de casamento de familiares Astolfi e Dall’Acqua, entre outras de pessoas da comunidade Guaporense. Atenção especial foi dada às peças de enxovais das noivas das fotos e de outras noivas de então. Peças, em sua maioria,  confeccionadas pelas próprias noivas, mães ou por encomenda a profissionais do ramo. Rendas, bordados, costuras, cores, muitas cores, horas de trabalho permeadas de sonhos e ilusões, testemunhas de um passado nem tão distante, mas impossível de avaliar pela ótica do momento histórico atual.

A tarde

Após o almoço no Clube União Guaporense, os participantes dirigiram-se ao Hotel Las Carreras, onde foi realizada a parte de lazer da tarde: carteado, bingo, roda de chimarrão, entretenimentos para as crianças e futebol entre solteiros e casados, culminando com um gostoso lanche.

O futebol

O jogo entre solteiros e casado foi marcado pela emoção. A atuação do time dos solteiros fez o coração de algumas mamães palpitarem mais forte, antevendo o brilhante futuro de seus rebentos no campo futebolístico.

O time dos casados contou com Paulo Basile, GiulianoAstolfi, José Antônio Astolfi, João Gracioli, Felipe Braga, Jorge Astolfi e Gerson Braga. O time dos solteiros, com Augusto Basile, Tiago Dall’Acqua, Guilherme Astolfi, João Gonçalves, Vinicius Justo, Anderson Astolfi e Rogério Gonçalves (casado). Participaram como mascotes os priminhos Benjamin Rosado e Gustavo Astolfi A partida terminou com a vitória dos casados por 9 x 6 sendo os gols dos casados marcados por Felipe Braga (1); João Gracioli (3); José Astolfi (3); Paulo Basile (2), garantindo a vitória do time dos casados. Os gols dos solteiros foram marcados por Guilherme Dall’Acqua (3); João Gonçalves (1); Augusto Basile (1) e pelo mascote do jogo, Benjamin Rosado (1).

Enceradas as atividades da tarde, todos retornaram a seus alojamentos ou casas a fim de preparar-se para o jantar.

O jantar

O jantar foi servido na sede social do Clube Rotary de Guaporé. Diversas pessoas da família apresentaram números artísticos, sobressaindo o grupo de netos de Bruno e Eda Astolfi, os quais, na companhia do avô e acompanhamento da neta Anna Clara no teclado, cantou La nave va.

Domingo

A programação de domingo iniciou com o encontro dos participantes na capela da Linha Colombo, onde foi oficiada a missa comemorativa por Frei Arlindo Battistel, amigo da família. Após a missa, foi servido o almoço, churrasco e galeto, no pavilhão de esportes da comunidade de Colombo No meio da tarde, as pessoas vindas de lugares mais distantes começaram as despedidas.