1990 – Novo Hamburgo

Ano: 1990

Cidade: Novo Hamburgo

Data: 20 e 21 de outubro de 1990

Encontro: IX Encontro

A falta de espaço nos hotéis de Guaporé, motivada pela programação intensa da Associação Gaúcha de Automobilismo naquela cidade, impediu-nos de realizarmos lá o nosso IX Encontro. Como já estava programado e existia o espírito de festa, decidiu a Comissão Organizadora levá-lo a efeito em Novo Hamburgo, nos dias 20 e 21 de outubro, em proporções menores.

Os visitantes que vieram de outras cidades foram recebidos na manhã de sábado, dia 20, na casa de Antônio Braga/Elsa Astolfi, onde, depois de uma roda de chimarrão e de uma caipirinha, foi servido, ao meio-dia, um churrasco preparado pelos homens da casa e uma variedade de “paste fate in casa” que só a Elsa sabe preparar.

Depois dos vinhos e das cervejas, o clima se tornou um tanto mais alegre, e os cantores abriram oficialmente a festa com o melhor repertório de velhas canções italianas, passando por fim – depois de uns goles a mais – aos tangos argentinos. A seguir, todos se dirigiram em caravana ao local onde aconteceria o grande momento esportivo do IX Encontro: o futebol entre solteiros e casados da família. Foi realizado no campo da Indústria Artecola, da qual é funcionário Alexandre João Astolfi, um dos nossos atletas. Esta foi a 4º partida de futebol entre solteiros e casados, desta vez, com a vitória dos solteiros pelo placar de 7 x 3. Com este resultado, cada equipe está com duas vitórias: casados em 1987 e 1989; solteiros, em 1988 e 1990.

As 20 horas, a maioria dos familiares já estava reunida no salão de festas do edifício “Gomes Jardim”, onde reside Clara Astolfi Sbroglio, para um simples “filó”, que foi precedido de uma missa rezada pelo Pe. Marcos Bach. Depois, os “papos” se prolongaram até quase meia-noite, a despeito da falha humana dos nossos homens, que se esqueceram de comprar a santa cerveja e os refrigerantes para as crianças, coitadinhas! Mas foram cristãmente perdoados pela força feminina, que se encarregou dos “comes”. Para salvar a honra do “filó” (e dos homens) fez-se presente o chimarrão, amigo de todas as horas e ocasiões, até a saída do último convidado.

No domingo o rReencontro de todos – e de mais alguns que estiveram presentes no sábado – no saguão da Sociedade Aliança de Hamburgo Velho, em cujo restaurante foi servido o almoço de confraternização, que primou pela alegria e pelo espírito de fraternidade.
Estiveram presentes mais de 70 familiares, adultos e crianças.

Após a sobremesa, as crianças tiveram o seu momento especial: a gincana. Divididas em duas equipes, “Vencer ou Vencer” e “Os Terríveis”, cumpriram todas as tarefas apresentadas, saindo vencedora a equipe “Os Terríveis”, formada por Maysa Sbroglio (capitã), Giu liano Astolfi Rosado, Rodrigo Sbroglio, Vitor Braga e Aline Astolfi Albo.

No meio da tarde, o grupo, com exceção dos que haviam partido, dirigiu-se à casa de EIsa Astolfi/Antônio Braga para um final de festa, que foi marcado por uma prolongada sessão de cantoria, comandada por Bruno e Renato Astolfi. Na ocasião, fez-se o sorteio da rifa de um cesto cheio de comestíveis: doces, biscoitos, geléias etc. preparados pelas nossas hábeis e maravilhosas mulheres. O feliz contemplado foi Flávio Camerini.

Além dos familiares de Novo Hamburgo e Porto Alegre, compareceram os de são Marcos, Putinga e Guaporé e os parentes de S ão Pau­lo, o casal Alcides e Aparecida Astolfi com seus três filhos. É a segunda vez que essa família, que reside em Águas de Santa Bárbara, SP, enfrenta longa viagem de carro a fim de participar do encontro. Esperamos tê-los conosco, assim como todos os outros parentes, nas próximas festas dos descendentes Astolfi e Dall’acqua.

Veja abaixo as fotos deste encontro: